A moral da história

Ana Bezerra Felicio
3 min readFeb 13, 2022
Photo by John Jennings on Unsplash

Agora, porém, ele os reconciliou consigo por meio da morte do Filho no corpo físico. Como resultado, vocês podem se apresentar diante dele santos, sem culpa e livres de qualquer acusação. Colossenses 1:22

O livro de Levítico pode ser um daqueles livros da Bíblia muito difíceis de entender, cheio de detalhes e regras muito distantes da nossa realidade; talvez você já tenha tentado ler esse livro e ficado sem entender por que Deus deu uma lei tão minuciosa para o seu povo. Podemos começar dizendo que esse livro nos mostra a insistência de Deus em nos ensinar que a adoração a Ele e uma vida moralmente correta deveriam ser uma resposta à santidade de Deus.

O que Levítico nos ensina sobre vida moral?

Vemos em Levítico que Deus dá leis sobre relações sexuais apropriadas (Lv. 18), descanso da terra (leis de cultivo, Lv. 25), sábado e outras festas (Lv. 23) e leis sobre o tratamento dos pobres e estrangeiros (Lv. 25). Essas leis envolviam toda a vida do povo, o dia a dia deles e sua relação com o próximo, com o trabalho, com os necessitados e com o próprio cuidado da terra onde viviam.

Essas leis não se aplicam literalmente à nossa vida de hoje, mas são uma amostra do caráter moral de Deus. Elas nos ensinam como Deus se importa com nosso dia a dia, com o nosso trabalho, nosso descanso, como ele se importa com os necessitados, pois ele mesmo chamou um povo que foi escravo e os lembrava constantemente disso. Essa santidade é para todos os aspectos da nossa vida. Santidade na vida moral tem a ver com as coisas que precisamos deixar de lado (porque são realmente pecaminosas e impuras), e as atitudes que precisamos adquirir como honestidade, verdade, bondade para com o nosso próximo. Em nenhum momento Jesus diminui a importância da santidade de Deus em seu ministério, ele ora para que o nome de Deus seja “santificado” (Mt. 6:9), ele nos instrui a sermos perfeitos “como perfeito é seu Pai celestial” (Mt. 5:48) e a amar nossos inimigos (Mt. 5:44–45). Jesus compartilhava sua mesa com muitas pessoas (Mt 11:19), sendo cura e libertação para os perdidos. Ele nos chama para essa vida moral cheia de amor e santidade, é um chamado radical para uma vida plena.

“Os que aceitavam o chamado de Jesus eram desafiados a viver de acordo com essas realidades extraordinárias, a conhecer e imitar o Deus da santidade e do amor perfeitos. Esse chamado era desconcertante e ainda é. Os seguidores de Jesus devem ser sinais do reino de Deus num mundo despedaçado. Com o chamado, porém, vem o socorro divino. Porque o Deus de Jesus também é o Deus generoso e cheia de graça que dá ‘boas coisas aos que lhe pedirem Mt. 7:11)” — Alister McGrath

[1] Esse devocional foi inspirado nos livros:
● Alister McGrath. Fundamentos do cristianismo. Um manual da fé cristã. Vida nova, 2018.
● A. W. Tozer. O conhecimento do Santo. Impacto, 2018.
●Paul L. Reddit. “Leviticus”, in: Kevin Vanhoozer. Theological Interpretation of the Old Testament. Baker Academic, 2010, Kindle Edition.

Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.

--

--

Ana Bezerra Felicio

PhD candidate in linguistics and classical studies at the State University of Campinas in Brazil. My research is on the emotions in Senecan philosophy and drama