Amor, amor, amores!

Ana Bezerra Felicio
3 min readMar 24, 2022

--

Photo by Shaafi Ali on Unsplash

“E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-lo. Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão. Colossenses 2:6,7”

O seu dia a dia revela o quais são os seus amores. Sim, amores, porque nós cristãos amamos a Deus, mas também amamos outras coisas e pessoas. A resposta é muito mais prática do que parece. Não há como viver uma vida sem amar. Se enxergarmos nosso coração como uma bússola, veremos que o nosso dia a dia (incluindo nossos hábitos) nos mostram para onde a bússola do nosso coração está apontando. Durante essa semana, examine-se: quais são os seus primeiros pensamentos ao acordar? Quando você chega em casa depois de um dia cansativo, você quer mais se sentar e assistir a algum vídeo no Youtube ou séria na Netflix, ou quer ficar rolando o feed do Instagram no seu celular? Quando você tem um tempo livre você tem o hábito de aproveitar para ler um pouco mais as Escrituras ou orar um pouco? Calma! Assistir a essas coisas e esses hábitos não são em si pecado, mas revelam muitas das vezes o que você ama mais que tudo. Esses hábitos também formam os nossos amores. Em que sentido?

Por exemplo, você deve saber, com o crescimento das informações sobre a vida saudável que alguns alimentos que você come não são o melhor para o seu corpo e para o seu futuro, mas ainda assim você continua desejando um hambúrguer com batatas fritas! Ou deseja aquela sobremesa maravilhosa (não só no fim de semana, mas todos os dias! Aiai!) Isso porque, embora saibamos o que nos faz mal em relação à comida, parece que nosso pensamento não tem muito poder não é mesmo? Parece que precisamos de algo mais do que saber, para realmente viver mudanças na nossa vida! Comer fast-food forma seu apetite, e aumenta sua fome por fast-food, seu corpo pedirá gorduras e açúcares não saudáveis; e seu amor (gosto/apetite) por comida se transformará em um amor por fast-food. Assim é toda a nossa vida, se você passar a beber mais água durante o seu dia, em breve seu corpo pedirá mais água. Então os nossos hábitos formam nossos amores! Entendeu?

Aprendemos que a vida devocional, por exemplo, é uma maneira de introduzir o hábito saudável de se relacionar com Deus e com sua Palavra. Participar dos cultos, ou das atividades propostas pela sua igreja local é um jeito de redirecionar o seu coração. Você precisa se imergir na realidade de Deus. A imersão nas coisas de Deus é um jeito de acender dentro de você a chama de amor a Deus!

VAMOS PRATICAR

Faça uma lista de seus hábitos (bons e ruins)

O que esses hábitos revelam? Quem está no centro da sua vida? [1]

[1] Esse devocional foi inspirado no livro de J.K.A. Smith. Você é o que você ama. Vida Nova, 2017.

Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.

--

--

Ana Bezerra Felicio

PhD candidate in linguistics and classical studies at the State University of Campinas in Brazil. My research is on the emotions in Senecan philosophy and drama