Com Ele é possível, somente com Ele!

Ana Bezerra Felicio
2 min readApr 29, 2022

--

Photo by chris liu on Unsplash

“Sejam santos, pois eu, o Senhor, sou santo. Separei-os de todos os outros povos para serem meus.” Levítico 20:26

Veja que no próprio texto bíblico logo depois da ideia de “santidade”, temos a ideia de “separação”. Esse chamado era para os judeus que tinham acabado de ser libertos da escravidão no Egito, Deus queria fazer dos escravos um povo santo; e essa é a história do AT.

Esse chamado se estendeu a nós que aceitamos Jesus em nossas vidas, muitos séculos depois o apóstolo Pedro escreve uma carta aos “escolhidos” que somos nós também: “Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”.” 1 Pedro 1:15,16 Pedro não só fala de santidade, bem como cita o texto de Levítico para fazer um chamado à santidade. O ponto de partida para a nossa santidade é o próprio Deus, veja que Deus não fala “Sejam santos como eu sou santo”, pois isso seria impossível. Ele fala: “Sejam santos porque eu sou santo”. “Porque” é uma conjunção que denota motivo ou causa. Ele é a causa da nossa santidade, a fonte, o motivo, sem Ele nossos esforços para sermos santos seriam mero legalismo e religiosidade morta.

A santidade por um lado era um dado porque o próprio Deus tinha assim decidido “demonstrarei minha santidade no meio dos israelitas. Eu sou o Senhor, que os santifica. Eu os libertei da terra do Egito para ser o seu Deus. Eu sou o Senhor”. Levítico 22:32–33 Quem havia decidido separar esse povo era o próprio Deus, por seu amor, sua misericórdia e seu plano perfeito. Por outro lado, a santidade é uma incumbência (responsabilidade, dever, compromisso, missão), ou seja, todos os aspectos da vida de Israel seriam influenciados por essa santidade de Deus.

[1] Esse devocional foi inspirado nos livros:
● Alister McGrath. Fundamentos do cristianismo. Um manual da fé cristã. Vida nova, 2018.
● A. W. Tozer. O conhecimento do Santo. Impacto, 2018.
●Paul L. Reddit. “Leviticus”, in: Kevin Vanhoozer. Theological Interpretation of the Old Testament. Baker Academic, 2010, Kindle Edition.

Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.

--

--

Ana Bezerra Felicio

PhD candidate in linguistics and classical studies at the State University of Campinas in Brazil. My research is on the emotions in Senecan philosophy and drama